A espanhola ASAJA — Associação Agrária de Jovens Agricultores de Sevilha realiza, no próximo dia 12 de Setembro, a 42ª edição das suas Jornadas de Azeitona de Mesa, com a colaboração da Fundação Caja Rural del Sur. O encontro ocorre na Herdade El Vizir (Ctra Gines-Espartinas km. 6), em Espartinas, Sevilha.
Nesta Jornada serão abordados alguns dos aspectos que a Associação considera actualmente de maior interesse para o sector agrícola. Um destes, como a ASAJA-Sevilha vem alertando desde há vários meses, é “a falta de mão-de-obra, um problema de primeira ordem na província de Sevilha, que afecta muito o sector agrário”. É por isso que a Associação iniciou com o Serviço Andaluz de Emprego uma “campanha específica de oferta e procura de trabalhadores agrícolas para a colheita de azeitona de mesa”. Assunto sobe o qual informará o director da Área Territorial de Emprego da Andaluzia, César Moreno.
Por outro lado, o chefe da Unidade de Território Rural da Direcção Geral de Cadastro em Madrid, Luis González-Carpio, apresentará a ferramenta “Catastro app”, uma aplicação móvel que pode ser de grande utilidade na gestão de olivais, refere uma nota de agenda da ASAJA-Sevilha.
No encontro, o responsável do Sector de Azeite de Mesa da ASAJA-Sevilha, José Pedro Guzmán, apresentará uma análise com os mais recentes dados de produção, comercialização, consumo e informação de mercado.
Programa completo aqui.
Agricultura e Mar