José Martino acaba de anunciar o lançamento do livro “Agricultura sem Papas na Língua”, uma obra que “promete ser um marco no debate sobre o sector agroflorestal em Portugal”. O lançamento oficial do livro terá lugar no próximo dia 2 de Dezembro, às 16h30, no auditório da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, no Porto. O encerramento ficará a cargo do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
“Agricultura sem Papas na Língua” é uma colectânea incisiva de crónicas no Semanário Vida Económica, reflexões escritas pelo engenheiro agrónomo José Martino, publicadas entre 2022 e 2023, onde se exploram os desafios, as potencialidades e as dinâmicas complexas do sector agroflorestal e territórios de baixa densidade no nosso País.
“Muito mais do que um relato técnico, esta obra surge como um manifesto de compromisso com o mundo rural e a coesão territorial sustentável”, refere um nota de agenda da editora Vida Económica.
Ao longo das suas páginas, o autor aborda temas cruciais como as alterações climáticas e o seu impacto na agricultura, a desertificação e a necessidade de acções urgentes, o papel das políticas agrícolas na promoção da coesão territorial e o impacto das práticas inovadoras na sustentabilidade ambiental e económica.
José Martino coloca ênfase especial na valorização da agricultura familiar, no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e na criação de políticas públicas eficazes. Para além de análises críticas e fundamentadas, o livro apresenta propostas concretas que visam reforçar o sector agroalimentar e construir um futuro mais equilibrado e sustentável para Portugal.
Dirigido a agricultores, académicos, decisores políticos e a todos os interessados no desenvolvimento rural, “Agricultura sem Papas na Língua” alia #paixão, conhecimento técnico e visão estratégica, tornando-se uma leitura indispensável”.
A apresentação da obra contará com a participação de figuras de relevo dos sectores agrícola, académico e político. A sessão incluirá a apresentação da obra por Arlindo Cunha, autor do prefácio e professor na Universidade Católica do Porto e terá inicio com uma intervenção de boas vindas pelo presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte, Bento Aires, e uma intervenção de João Luís de Sousa, director da editora Vida Económica. Adicionalmente, Manuel Carvalho, actual redactor principal e antigo director do Jornal Público (2018-2022), partilhará um testemunho especial sobre a obra.
“José Martino é um engenheiro agrónomo com uma vasta experiência de décadas no sector agroflorestal, empreendedor e consultor. Com um olhar atento e crítico, está profundamente comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a busca de soluções estratégicas para os desafios contemporâneos do mundo rural”, adianta a mesma noa da Vida Económica.
A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a confirmação prévia. Os interessados deverão inscrever-se aqui.
Agricultura e Mar