O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi hoje, 24 de Setembro, entronizado como Confrade da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, vincando que “a cultura de um povo e um território” tem nas confrarias representação de “orgulho”.
“A primeira palavra, que partilho com emoção, não pode ser outra que não de honra e gratidão”, sublinhou o presidente do Governo, para quem “no presente, e para futuro”, o movimento das confrarias representa um acto de “justiça” à capacidade dos açorianos em várias causas e identidades.
“Encaro, também como responsável político e cidadão activo, o movimento das nossas confrarias como um movimento de cidadania cultural que honra a nossa história e promove o nosso futuro”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.
As confrarias são um “verdadeiro instrumento” também para os produtos açorianos, e podem representar uma mais-valia económica, já que os produtos açorianos “comparam com o melhor do País, da Europa e do Mundo”, defende o governante.
A cerimónia teve lugar na Escola Profissional da Praia da Vitória, e contou com representantes de várias outras confrarias açorianas.
Agricultura e Mar