O secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu hoje, 24 de Maio, que os Açores têm todas as condições para crescer ao nível da produção de iogurtes, que, no último ano, atingiu 505 toneladas.
“Se associarmos a qualidade do produto, resultado da qualidade do leite produzido, ao aumento da procura pelos produtos dos Açores, cuja expectativa é crescer ainda mais, é de esperar que vamos continuar a assistir a um aumento da procura dos iogurtes dos Açores, salientou João Ponte.
“Na Região, ainda importamos muitos iogurtes. A nível nacional, a produção de iogurtes dos Açores representa 0,5% do consumo do País. Naturalmente é uma área de negócio em que temos todas as condições para crescer no futuro”, afirmou o titular da pasta da Agricultura à margem de uma visita à fábrica Yoçor, que produz iogurtes na ilha de São Miguel há 40 anos.
Yoçor cresce 11% na transformação de leite
João Ponte referiu que, entre 2016 e 2017, esta empresa familiar obteve um crescimento de 11% ao nível da transformação de leite e, só nos primeiros quatro meses deste ano, voltou crescer mais 12%, comparativamente com igual período de 2017.
“Esta empresa é um bom exemplo, não só pelo crescimento alcançado, mas porque tem apostado na inovação e apresentou um projecto no âmbito do PRORURAL para ampliar a fábrica e aumentar a produção, cuja candidatura está a ser analisada”, afirmou.
Aumentar exportações
Este projecto, que o governante espera que venha a ser aprovado brevemente, vai permitir a esta empresa aumentar a sua capacidade de resposta para abastecer o mercado local, reduzir as importações e aumentar as exportações.
O secretário Regional da Agricultura e Florestas frisou que a Yoçor é uma empresa que vai ao encontro da política defendida pelo Governo dos Açores, quanto à necessidade de a indústria apostar mais em novos produtos e na inovação para ganhar novos clientes, tornando-se mais competitiva no mercado.
Agricultura e Mar Actual