O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores lançou hoje, 12 de Janeiro, um desafio aos agricultores para aproveitarem os últimos avisos do PRORURAL+ do actual Quadro Comunitário de Apoio, orientados para a modernização das explorações agrícolas e para projectos de primeira instalação.
“Está a decorrer o período de candidaturas a dois avisos do PRORURAL+, para projectos de investimento de modernização das explorações agrícolas e de projectos de primeira instalação de jovens agricultores, com o objectivo de melhorar o desempenho e a eficiência das explorações e continuar o processo de rejuvenescimento do sector com a entrada de mais jovens, algo que é fundamental para assegurar o futuro da agricultura na ilha Terceira”, afirmou João Ponte, à margem da visita ao mercado agrícola da Terceira, em Angra do Heroísmo.
Dois Avisos abertos
A 28 de Novembro foram abertos dois avisos, com uma dotação global de cinco milhões de euros, para projectos de modernização das explorações agrícolas e apoio à primeira instalação de jovens agricultores, decorrendo o prazo para apresentação de candidaturas até 28 de Fevereiro.
João Ponte destacou que, no actual Quadro Comunitário de Apoio, que apresenta uma taxa de execução de 67%, foram aprovados cerca de 260 projectos de modernização de explorações agrícolas na Ilha Terceira, num investimento global superior a 32 milhões de euros e entraram para a agricultura 70 jovens, cujos projectos de primeira instalação foram apoiados, o que dá bem nota do dinamismo e da confiança no futuro deste sector.
Para o secretário Regional, estes indicadores são um sinal evidente e inequívoco da aposta e do esforço que os agricultores fizeram para melhorar as suas condições de trabalho e reduzir os custos de produção.
Obras de melhoria no mercado agrícola da Ilha Terceira
Relativamente ao mercado agrícola da Ilha Terceira, que vai ser alvo de obras de melhoria, João Ponte considerou ser uma infraestrutura onde é possível observar todo o dinamismo do sector.
Em Março, aquando de uma visita a este espaço, localizado na Vinha Brava, João Ponte anunciou a realização de obras, com o intuito de tornar a exposição dos produtos locais e regionais mais apelativa e funcional, tanto para quem compra, como para quem vende.
“Este espaço, na perspectiva do Governo dos Açores, necessitava de pequenos melhoramentos, com vista a dotar o mercado de melhores condições de exposição dos produtos, bem como condições de protecção dos bens dos próprios vendedores”, salientou, revelando que se prevê que a obra esteja concluída durante o primeiro semestre deste ano.
Agricultura e Mar Actual