Início / Agricultura / Jardim Botânico do Faial já recebeu 55 mil rolhas para substrato no Orquidário dos Açores

Jardim Botânico do Faial já recebeu 55 mil rolhas para substrato no Orquidário dos Açores

O director Regional do Ambiente açoriano, Hernâni Jorge, revelou que o Jardim Botânico do Faial, no âmbito da campanha de recolha de 100 mil rolhas para reutilizar como substrato para as cerca de sete mil espécies do novo Orquidário dos Açores, já recebeu 55 mil rolhas de cortiça, um tecido vegetal 100% natural.

O número foi atingido ontem, dia 3 de Junho, com a entrega de cerca de 4.000 rolhas pelos alunos da turma do 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta, na ilha de São Jorge.

Hernâni Jorge agradeceu a iniciativa dos estudantes, destacando a importância do Jardim Botânico do Faial para a preservação e divulgação da flora endémica dos Açores, nomeadamente através do Banco de Sementes, onde se encontram preservadas mais de metade das 75 espécies endémicas, apresentando viabilidade germinativa.

O director Regional do Ambiente revelou aos alunos que se prevê atingir brevemente a preservação de “cerca de cerca de 80% de todas as plantas endémicas” do arquipélago, “perpetuando assim o mais possível a biodiversidade” dos Açores.

Entre as espécies endémicas mais raras, Hernâni Jorge salientou que se encontram três orquídeas que vão integrar o novo Orquidário dos Açores, em instalação no Jardim Botânico do Faial, convidando os alunos a estar presentes na inauguração.

O novo Orquidário dos Açores vai acolher a colecção de orquídeas cedida à Região pela família finlandesa Ranta, que está ao nível das melhores colecções do mundo, sendo considerada a segunda melhor da Europa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.