A 3.ª edição das 24H Agricultura Syngenta, organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), decorre em Ponte de Lima nos dias 7 e 8 de Abril de 2018, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
As inscrições para as equipas de estudantes ainda estão abertas, mas quase esgotadas, segundo a organização, que estima a participação de 150 concorrentes, distribuídos por 30 equipas.
Patrocinadores
Além do apoio da Syngenta, o evento conta com dois patrocinadores de ouro, a John Deere e a Herculano, e com o apoio institucional da Lipor, da Magos Irrigation Systems e da Pulverizadores Rocha.
Esta competição formativa é destinada a alunos do ensino superior agrário de Portugal e Espanha, com vista a porem à prova os seus conhecimentos, atitudes e competências, ajudando-os na transição para a vida profissional.
Pensar Global. Agir Local
Com o mote “Pensar Global. Agir Local”, esta edição propõe aos futuros agrónomos pensarem globalmente e agirem localmente, tendo em conta os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) da ONU.
“A agricultura e o agro-negócio interactuam de forma biunívoca, com os grandes desafios globais, desde as alterações climáticas, à fome e pobreza, às migrações e às alterações demográficas, os novos sistemas alimentares e a saúde pública”, adianta a organização do concurso.
E acrescenta que a agricultura e o agro-negócio “darão contributos fundamentais para estas mudanças e serão profundamente afectados pelas mesmas. Mas o negócio agrícola e a acção agronómica são, essencialmente, locais, ligados ao território, à exploração agrícola, ao sistema de produção”.
Motes de volta
Os motes anteriores não se esgotaram: “Valor Agrícola de Nova Geração” (2016) e “Agricultura de Precisão” (2017) continuam presentes, mas em 2018 os futuros profissionais serão estimulados para considerarem também os “Desafios Globais”.
As 24H Agricultura Syngenta Syngenta são um evento formativo e competitivo que simula situações técnico-científicas na área da agricultura, desafiando as equipas participantes a encontrar soluções em mercados simulados, bem como respostas a necessidades agronómicas.
Evento formativo
O evento tem um forte carácter formativo, simulando situações do quotidiano da profissão agronómica, com vista a pôr à prova aptidões técnicas, organizativas e colaboracionais dos concorrentes, a quem será exigida destreza intelectual e física para superar uma bateria de provas durante um período contínuo de 24 horas.
São parceiros da APH na organização do evento a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.
Inscrições aqui.
Agricultura e Mar Actual