Início / Agricultura / IVDP forma profissionais além-fronteiras para conhecerem o Vinho do Porto

IVDP forma profissionais além-fronteiras para conhecerem o Vinho do Porto

O IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto está a levar a cabo um programa de formação na área do vinho do Porto em escolas de hotelaria e turismo da Europa. as últimas acções desenvolveram-se em academias de hotelaria de França e Suíça.

“Aumentar o conhecimento sobre a história do Vinho do Porto, melhorar a qualidade de serviço e esclarecimentos sobre harmonizações e a região demarcada são os principais objectivos destas formações, que reputamos como muito importantes para amplificar a imagem e venda dos nossos vinhos além-fronteiras”, considera Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

A última acção de formação decorreu em França, no âmbito do projecto “Les Vins de Porto: Connaissance Des Produits Européens et Inter-Culturalité”, que o IVDP vem a desenvolver desde 2003 com o apoio do Ministério da Educação francês. Os seminários dirigiram-se a professores da área de Sommellerie, Cozinha e Serviço de sala de vários liceus hoteleiros, e em cidades como Toulouse e Montepellier.

Para o instituto, “qualificar e dar informação pormenorizada sobre os vinhos e a região junto de sommeliers é de fulcral importância, porque são estes profissionais que vão recomendar nos estabelecimentos de restauração e hotelaria a colocação dos vinhos nas respectivas cartas”, acrescenta Gilberto Igrejas.

Estas formações têm sido muito bem recebidas por docentes e alunos das academias francesas, tendo já outros estabelecimentos de ensino manifestado interesse em aderir a esta iniciativa. Inclusive, alguns professores aventaram a hipótese de fazerem deslocar grupos de alunos à Região Demarcada do Douro, suportando os custos das deslocações, para in loco saberem mais sobre o mundo dos vinhos que se fazem no Douro.

Iniciativas deste género já decorreram em várias cidades suíças, onde a receptividade foi igualmente muito positiva. Estas acções formativas estão a regressar em força e não só junto dos mercados externos. O projecto “Saber Servir, Vender Melhor” teve recentemente um novo capítulo, já em formato presencial.

A primeira formação do corrente ano teve lugar numa unidade hoteleira de Lamego e várias outras sessões do género se seguirão ao longo do ano.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.