A Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA) organiza o curso técnico ISO 9001:2015 – Que alterações?, no dia 17 de Maio no Porto e dia 24 de Maio em Lisboa.
As normas da família ISO 9000 são o principal standard de gestão da qualidade, com mais de 1,1 milhões de organizações certificadas em todo o mundo. Ajudam as organizações a demonstrar que podem oferecer aos seus clientes produtos e serviços de boa qualidade, de uma forma consistente. Além disso permitem simplificar processos e torná-los mais eficientes.
A ISO 9001 esteve em processo de revisão (desde 2012), de forma a actualizar-se em relação às novas tendências e a compatibilizar-se com outras normas, tais como a ISO 14001. A nova ISO 9001:2015, dá mais importância à componente de “risk”.
As alterações são profundas e significativas, impactando com o modelo de gestão estratégica das organizações. Têm o intuito de absorver a evolução registada ao nível dos sistemas de gestão e das tecnologias desde a última revisão normativa, para que as organizações disponham de um conjunto de requisitos estáveis e adequados para os próximos dez anos.
Programa
1. O fenómeno da família ISO 9000
– O surgimento
– Comparação com outras normas de Sistemas de Gestão
2. Temas a relevar
– Mudanças e novidades
– A ISO 9001 e o negócio
– Princípios de Gestão da Qualidade
– Os processos
– O risco na ISO 9001
– Estrutura da ISO 9001:2015
3. Comparação da ISO 9001:2015 com a versão de 2008
– As novidades
– Exercícios práticos
4. Etapas de transição – que mudança?
5. Debate
Horário: 9:30 – 17:30
Duração: 7 horas
O curso é ministrado por João Boléo-Tomé, consultor nos domínios da Qualidade e dos Sistemas Integrados de Gestão. Fez o seu percurso profissional inicialmente na Sorefame, onde foi responsável pela concepção e implementação de um Programa de Garantia da Qualidade associado à construção de 200 carruagens para o metropolitano de Chicago e à construção de três turbinas para a central nuclear de Bugey (França).
Foi co-fundador da Direcção Geral da Qualidade (Ministério da Indústria), hoje IPQ. Aqui colaborou activamente na concepção do Sistema Nacional de Gestão da Qualidade, hoje denominado Sistema Português da Qualidade. Foi o coordenador, até à aposentação no Ministério do Ambiente, do Sistema da Qualidade do Ambiente, integrado no Sistema Português da Qualidade. Representou o País no Comité do EMAS.
Equiparado a Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, até à aposentação é docente do mestrado em Sistemas Integrados Q/A/S no Instituto Superior de Educação e Ciências e sócio-gerente da empresa de consultoria Globq – Consultores em Qualidade Global.
Mais informações: apea@apea.pt.
Agricultura e Mar Actual