O Oceanário de Lisboa recebeu, numa organização conjunta com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a reunião da ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas) para avaliação do estado da tintureira no Oceano Atlântico.
A ICCAT é a organização inter-governamental responsável pela gestão pesqueira de grandes peixes migradores no Atlântico, incluindo os tubarões Oceânicos.
Esta reunião decorreu entre 27 e 31 de Julho, e contou com a participação de 33 cientistas de delegações nacionais, organizações internacionais de gestão pesqueira e organizações não governamentais de conservação.
Durante os trabalhos foram revistas novas informações biológicas e indicadores de pesca, e efectuaram-se uma série de modelos para avaliação do estado das populações no Atlântico Norte e Sul. Os resultados finais desta avaliação serão apresentados ao Comité Permanente de Estatísticas e Investigação da ICCAT no inicio de Outubro, e pretendem contribuir com aconselhamento científico que promova uma gestão mais sustentável deste recurso.
Agricultura e Mar Actual