Início / Agricultura / Inter-municipal da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

Inter-municipal da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

São três as equipas de sapadores florestais, cada uma com cinco elementos, que reforçam desde 1 de Agosto a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma candidatura realizada pela Comunidade Inter-municipal da Beira Baixa (CIMBB) à 1ª Brigada de Sapadores Florestais.

Segundo fonte institucional da autarquia de Proença-a-Nova, esta é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, liderada por Miguel Freitas.

“Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os Gabinetes Florestais dos respectivos Municípios”, garante a mesma fonte autárquica.

Silvicultura preventiva

Adianta a Câmara Municipal de Proença-a-Nova que, após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, “irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho a efectuar em conjunto no âmbito da Comunidade Inter-municipal em todos os seis concelhos”.

Desta forma, através da implementação deste projecto, “assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais”, afirma a mesma fonte da autarquia.

A CIMBB candidatou-se a uma 2ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, que realizará a sua actuação nos restantes concelhos da Comunidade Inter-municipal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.