O Núcleo de Formação Contínua do Instituto Politécnico de Portalegre lançou a 1ª edição do curso de Poda da Videira, a realizar-se nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2018, nas instalações da Escola Superior Agrária de Elvas.
O programa da formação inclui a discussão de temas como “Constituição da videira e ciclo cultural”, “Poda e sistemas de condução na videira”, “Equipamentos e utensílios de poda”, “Doenças do lenho” e “Prática de campo”.
As inscrições estão limitadas a um total de 15 participantes e têm um custo de 37,50 euros para alunos e ex-alunos do IPPortalegre e de 50 euros para participantes externos.
“A poda da videira é de extrema importância para a produção de uvas saudáveis e de qualidade”, salienta a organização desta acção.
Esta formação está dividida numa componente teórica, em sala de formação, e uma componente prática, numa vinha. Pretende-se que os participantes aprendam a podar a videira nos sistemas de condução mais usuais na região vitivinícola do Alentejo.
Destinatários
O curso de Poda da Videira destina-se a todas as pessoas interessadas em adquirir ou desenvolver conhecimentos, teóricos e práticos, em poda da videira. Tem uma duração de 16 horas, acontecendo das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas nos dois dias de formação.
A formação teórica realiza-se nas instalações da Escola Superior Agrária de Elvas e a formação prática numa exploração agrícola.
O curso tem um preço de 50 euros público geral e de 37,50 euros para alunos e ex-alunos do IPPortalegre, inclundo almoços, tesoura de poda, conteúdos em formato digital e certificado.
Para inscrições, contactar Paula Ricardo através do email nucleoformacao@esaelvas.pt ou do telefone 268 628 528.
A ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo é parceira nesta acção de formação.
Agricultura e Mar Actual