Início / Agricultura / InovCluster comemora 15º aniversário em Castelo Branco

InovCluster comemora 15º aniversário em Castelo Branco

A Inovcluster — Associação do Cluster Agroindustrial do Centro celebrou no dia 4 de Julho o seu 15º aniversário com um evento sunset que reuniu associados e fundadores, parceiros, colaboradores e convidados. A celebração, realizada no Castelo dos Templários de Castelo Branco, marcou um “momento de reflexão sobre o trajecto percorrido e os sucessos alcançados, bem como um olhar optimista para o futuro”.

O evento contou com uma programação diversificada onde se incluiu a entrega de menções honrosas, discursos de agradecimentos a todos quanto fizeram parte deste trajecto, colaboradores e direcção, e um “animado corte do bolo comemorativo”, refere uma nota de imprensa da Inovcluster.  Durante o evento, foram homenageados associados que completaram 10 anos de compromisso com a Inovcluster, reconhecendo a sua lealdade e contribuição para o crescimento da associação.

“Há 15 anos, a Inovcluster nasceu com a missão de impulsionar a inovação e a competitividade das empresas do sector agroalimentar. Desde então, temos trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento sustentável, apoiar a internacionalização e fomentar a cooperação entre empresas, universidades e centros de investigação” referiu Christelle Domingos, directora executiva da InovCluster.

E salientou alguns dos marcos atingidos neste percurso: “apoiamos e implementámos mais de 53 projectos co-financiados, destes, 24 projectos foram de inovação que resultaram em produtos e processos novos e melhorados, contribuindo para a competitividade das nossas empresas e para a sustentabilidade do sector agroalimentar. Estabelecemos 3 centenas de colaborações com instituições de renome, tanto nacionais como internacionais, que fortaleceram a nossa rede e ampliaram as oportunidades de crescimento para os nossos associados”.

“Organizamos mais de 700 eventos, workshops e formações que capacitaram os nossos associados, actualizando-os com conhecimentos, tendências e inovações do sector. Recebemos diversas distinções que reconhecem o nosso trabalho e o impacto positivo que temos gerado no sector agroalimentar. E atingimos o marco de 17 milhões e meio em projectos co-financiados”, acrescentou Christelle Domingos.

Por sua vez, Patrícia Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco e presidente de direcção da InovCluster na sua nota de encerramento referiu que “a nossa associação tem sido um catalisador de mudança, ajudando a transformar desafios em oportunidades. Num mundo em constante evolução, onde a tecnologia e a sustentabilidade ganham cada vez mais importância, a InovCluster tem estado na vanguarda com projectos inovadores e financiados preparando as empresas associadas para enfrentarem as exigências de um mercado globalizado e competitivo”.

A autarca avançou ainda que “temos de continuar a inovar, a aprender e a crescer. O futuro traz consigo novos desafios, como a digitalização, a economia circular e a adaptação às mudanças climáticas. Estou confiante de que, juntos, continuaremos a ser uma força motriz para a transformação e o desenvolvimento sustentável do sector agroalimentar e industrial”.

Já José Vale, director do departamento de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, enquanto organismo responsável pelo acompanhamento e a monitorização da actividade do cluster, Portuguese Agrofood Cluster, onde a InovCluster se integra referiu que “o InovCluster tem tido um papel preponderante quer a nível regional, quer a nível nacional apoiando as empresas da região na sua promoção, desenvolvimento e internacionalização”.

Destacou ainda, que “a Inovcluster tem contribuído activamente para o crescimento da economia portuguesa, e que em conjunto com todos associados do cluster Agrifood, terá cada vez mais preponderância e adquirirá mais riqueza, mais tecnologias associadas a este sector de actividade económica e terá, efectivamente, um papel cada vez mais relevante”. E reiterou a relação de proximidade com o InovCluster ao longo destes 15 anos, desejando a continuidade do projecto com cada vez mais expressão regional, nacional e internacional.

Queijos Centro de Portugal

A Inovcluster continua a sua missão de promover a inovação e a competitividade das empresas do sector agroalimentar, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a internacionalização. Com um futuro promissor pela frente, foi dado a conhecer ao longo da cerimónia que a InovCluster acabou de receber a aprovação de passagem à 2ª fase dos Avisos PROVERE com o projecto “Queijos Centro de Portugal”.

Christelle Domingos referiu que este é “um programa vital para o desenvolvimento económico da região e permitirá a continuidade e ampliação dos nossos esforços para promover o desenvolvimento sustentável e inovador do sector agroalimentar”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mar 2030 tem 3,4 M€ para apoio ao desenvolvimento sustentável da aquicultura nos Açores

Partilhar              A Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores, através da Direcção Regional das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.