Início / Agricultura / Inovação digital na agricultura: Politécnico de Leiria é um dos fundadores do Smart Farm CoLAB

Inovação digital na agricultura: Politécnico de Leiria é um dos fundadores do Smart Farm CoLAB

Unidades de Investigação do Politécnico de Leiria associaram-se à criação do Smart Farm CoLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que visa criar soluções inovadoras e automatizadas para a gestão eficiente de recursos, e para maximizar o valor acrescentado dos produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura.

Prevê-se que o trabalho do laboratório colaborativo, que conta com cerca de uma dezena e meia de parceiros, entre instituições de Ensino Superior e empresas, tenha um forte impacto na modernização da agricultura e na economia da produção sustentável.

Agricultura inteligente e sustentável

É objectivo do laboratório colaborativo desenvolver uma agricultura inteligente e sustentável, conjugando uma componente de ciência aplicada e uma forte presença de empresas dos sectores envolvidos, para responder aos avanços na produção e gestão agrárias, mas também às necessidades de formação e empregabilidade no sector.

Envolve uma forte componente tecnológica nas áreas de intervenção: gestão, biologia vegetal, agronomia, uso sustentável de recursos, electrónica e sensores, robótica e automação, inteligência artificial, informática, turismo, marketing, ciências sociais e educação.

Financiamento de 1,4 milhões

O projecto foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo financiamento ao longo dos próximos três anos, num total de cerca de 1.423.865,52 euros, e envolve a contratação de 17 profissionais de formação técnica elevada (Doutores e Mestres).

O Smart Farm CoLAB é liderado pelo Município Torres Vedras e conta com um conjunto de parceiros do sistema científico-tecnológico nacional: o Politécnico de Leiria, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; além de várias empresas dos referidos sectores sediadas na zona Oeste.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.