Início / Agricultura / INE prevê queda e 5% na produtividade do arroz devido a pragas e com javalis a estragarem equipamentos de rega

INE prevê queda e 5% na produtividade do arroz devido a pragas e com javalis a estragarem equipamentos de rega

As previsões agrícolas, em 31 de Agosto de 2024, do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma uma quebra de produtividade dos arrozais na ordem de 5%, devido a pragas.

Os arrozais encontram-se maioritariamente no estádio de espigamento/grão leitoso e, embora exibam regular desenvolvimento, apresentam alguns problemas fitossanitários, dos quais se destacam as infestações de milhãs (Echinochloa P. Beauv.) e os ataques do fungo piriculária (Pyricularia grisea), referem os técnicos do INE no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2024.

E salientam também a presença “de javalis, que provocam estragos nos canteiros e equipamentos de rega. A colheita do arroz deverá ter início em meados de Setembro, prevendo-se uma quebra de produtividade na ordem de 5%”.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2024 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.