As empresas de produtos alimentares e bebidas esperam um aumento de 1,7% nas suas exportações.
As empresas exportadoras de bens perspectivam um crescimento nominal de 4,0% das suas exportações em 2019. As empresas esperam um aumento de 4,2% nas exportações Intra-UE e para os mercados Extra-UE as perspectivas apontam para um aumento de 3,4%, divulga hoje, 11 de Julho, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE divulga neste destaque os resultados do Inquérito sobre Perspectivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado no passado mês de Maio, correspondentes à segunda previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2019.
Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as perspectivas reveladas pelas empresas indicam crescimentos semelhantes: +4,0% no total do Comércio internacional, +3,5% no Comércio Extra-UE e +4,2% no Comércio Intra-UE.
Desaceleração face a 2018
As expectativas das empresas exportadoras de bens indicam um acréscimo de 4,0% das suas exportações em 2019 face ao ano anterior. A confirmarem-se estas expectativas, deverá assim registar-se uma desaceleração das exportações relativamente a 2018, em que as exportações aumentaram 5,3%.
Por Grandes Categorias Económicas (CGCE) destacam-se as perspectivas de aumento das exportações de Material de transporte e acessórios, tanto para países Extra-UE como para países Intra-UE (+14,1% e +6,8%, respectivamente).
As empresas de produtos alimentares e bebidas esperam um aumento de 1,7% nas suas exportações.
Previsão revista em baixa
Na segunda previsão do IPEB 2019, realizado em Maio passado, as empresas reviram em baixa as suas perspectivas de crescimento para 4,0% (-0,3 p.p. face à 1.ª previsão, realizada em Novembro de 2018).
A revisão resultou principalmente das perspectivas das pequenas e médias empresas (PME), que apontaram como principais motivos para essa revisão em baixa, o pior comportamento que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes e em mercados específicos.
A revisão em baixa no Comércio Internacional resulta da actualização das expectativas das exportações para a União Europeia (-0,4 p.p. para uma variação de +4,2%), sobretudo nas categorias Máquinas, outros bens de capital (excepto o material de transporte) e seus acessórios e Bens de consumo não especificados noutra categoria.
As perspectivas em relação às exportações Extra-UE aumentaram 0,2 p.p. (para um crescimento de 3,4%), essencialmente devido à evolução da categoria Material de transporte e acessórios.
Pode consultar o Destaque do INE completo aqui.
Agricultura e Mar Actual