Início / Mar / Aquacultura / Ílhavo. Associação Portuguesa de Aquacultores debate futuro do sector em Portugal

Ílhavo. Associação Portuguesa de Aquacultores debate futuro do sector em Portugal

A Câmara Municipal de Ílhavo desafiou a Associação Portuguesa de Aquacultores (APA) para realizar, em Ílhavo, a sua Assembleia-Geral e o Seminário Nacional. Aceite o repto, o Museu Marítimo de Ílhavo acolheu, hoje, 10 de Maio, o XVI Seminário de Aquacultura da APA, entidade parceira do Município no projecto CITAQUA (Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura).

O Seminário teve como objectivos promover a reflexão sobre o valor e potencialidades da aquacultura, apontar estratégias, optimizar soluções e recursos que fomentem a aquacultura em Portugal.

Esta iniciativa, que se realizou pela primeira vez em Ílhavo, reveste-se de especial importância para a Região já que “o Município tem procurado afirmar-se, a nível regional e nacional, como um território com potencialidades e tradição na Aquacultura”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, na sessão de boas-vindas.

Projecto CITAQUA

Exemplo disso é o referido projecto CITAQUA, que a Câmara Municipal de Ílhavo pretende implementar, em parceria com a Universidade de Aveiro e o seu Ecomare, a Administração do Porto de Aveiro e a própria a Associação Portuguesa de Aquacultores; a escolha do “mar de Ílhavo” para o projecto de produção de salmão offshore; a especialização da Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo na vertente da Economia do Mar; ou o processo em curso de alteração do Plano Director Municipal de Ílhavo, para integração de áreas de apoio à exploração aquícola.

A sublinhar a relevância do XVI Seminário da Associação Portuguesa de Aquacultores, nota de destaque para a realização de um mesa redonda que debateu “O Potencial das Águas de Transição para o Desenvolvimento da Aquacultura Nacional”, já que a Câmara Municipal de Ílhavo tem tido uma participação directa e activa no Plano Nacional de Aquicultura em Águas de Transição, em representação da Comunidade Inter-municipal da Região de Aveiro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.