Início / Agricultura / IL defende Plano Nacional de Regadios mais abrangente. Projecto Tejo deve “ser rapidamente avaliado”

IL defende Plano Nacional de Regadios mais abrangente. Projecto Tejo deve “ser rapidamente avaliado”

A Iniciativa Liberal (IL) defende o lançamento de um Plano Nacional de Regadios para o País “mais abrangente, considerando os vários projectos de potencial elevado impacto em particular o Projecto Tejo, o qual deverá ser rapidamente avaliado”. E quer a “aceleração das obras de regadio já aprovadas e financiadas por verbas do PDR 2020, como é o caso do Mondego e da obra do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora (Campo Maior)”.

Segundo o programa eleitoral da IL para as legislativas de 30 de Janeiro, deverá, no entanto, aumentar-se “a exigência de boa gestão de recursos hídricos no Plano Nacional de Regadios, realizando as devidas Avaliações Ambientais Estratégicas, e considerando uma gama de soluções para armazenamento de água mais abrangentes, inovadoras e sustentáveis, a reutilização de águas tratadas, assim como o investimento em sistemas que permitam uma utilização mais racional da água (por exemplo, instalação de sistemas de rega colectivos eficientes).

Para a IL, deverá existir a “definição de uma estratégia para o regadio que contemple as vertentes de gestão, utilização eficiente e armazenagem da água, fundamental para a gestão sustentável deste recurso escasso, assim como para a promoção da competitividade e da resiliência climática da nossa agricultura e território”.

Promoção de regadio

Explica a Iniciativa Liberal no seu programa eleitoral que “a promoção de regadio passa pela compatibilização da utilização de um recurso escasso e valioso, que deve ser usado de forma racional, com a promoção de actividades económicas com elevado valor social e territorial”.

Por outro lado, refere que, a adopção do regadio “tem ainda a vantagem de potenciar aumentos substanciais da rentabilidade da agricultura (e da sua estabilidade), empregando mais trabalhadores por hectare e contribuindo para a sobrevivência económica de muitos pequenos agricultores”.

Segundo programa eleitoral da IL, “ao reduzir custos de produção – a água é mais barata e a produção superior – e necessidades logísticas, contribui para o desenvolvimento da indústria alimentar. Assim, o investimento no regadio permite reduzir o abandono do território”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.