O prazo para formalização das candidaturas ao Pedido Único de Ajuda junto do IFAP – Instituto para o Financiamento da Agricultura e Pescas, foi alargado até ao próximo dia 31 de Maio ao abrigo de uma disposição comunitária que permite, excepcionalmente, a derrogação do prazo pelos Estados-Membros.
O prazo oficial deveria terminar a 16 de Maio. Após o final deste prazo regulamentar, há ainda um período, que se estende até 27 de Junho, durante o qual as candidaturas poderão ser formalizadas, embora sofram uma penalização de 1% do valor do subsídio por dia útil de atraso. Este alargamento de prazos não coloca em causa o início dos controlos (que deverão estar concluídos até 31 de Julho), pelo que também o início dos pagamentos não sofrerá alterações.
Pagamentos directos acima dos 850 milhões
Em 2015 o IFAP recebeu 180.134 candidaturas ao Pedido Único de Ajuda, que representaram um apoio global de 851,3 milhões de euros à actividade agrícola. Até ao dia 5 de Maio o IFAP recebeu 131.491 candidaturas.Tendo em conta o número de candidaturas recebidas no ano passado, os serviços esperam ainda a formalização de cerca de 48.000, a um ritmo médio de 3.600 por dia.
Agricultura e Mar Actual