O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, durante o ano de 2016, procedeu a pagamentos que ascenderam a um montante total de cerca de 1,7 mil milhões de euros.
No âmbito dos apoios ao Desenvolvimento Rural, o IFAP salienta, em Outubro, a antecipação dos adiantamentos de três medidas AgroAmbientais (Agricultura Biológica, Produção Integrada e Conservação do Solo) e da medida Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas. Em Novembro, foi, ainda, antecipado o adiantamento dos Pagamentos Natura.
Em Dezembro de 2016, além da “realização integral dos pagamentos previstos no calendário indicativo de pagamentos publicitado no Portal”, o IFAP procedeu à antecipação do pagamento de três medidas AgroAmbientais, cuja realização estava prevista para Janeiro de 2017: Agricultura Biológica, Produção Integrada e Culturas Permanentes Tradicionais.
Face ao ano anterior foram, igualmente, antecipados para Dezembro os pagamentos de saldo das medidas Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas e AgroAmbientais: Conservação do Solo e Recursos Genéticos Manutenção de Raças Autóctones.
Primeira prestação do Greening
Relativamente aos Pagamentos Directos, o IFAP salienta o pagamento da primeira prestação do Greening em Dezembro, uma evidente melhoria relativamente a 2015, que dá continuidade à evolução verificada em outubro, com a realização, pela primeira vez, de adiantamentos do Regime de Pagamento Base e do Pagamento para os Jovens Agricultores.
Do conjunto das transferências efectuadas, o IFAP destaca os seguintes pagamentos:
Feaga – 947,1 milhões de euros
Feader – 629,8 milhões de euros
Pescas – 59 milhões de euros
Crédito e Seguros – 17,0 milhões de euros
Para informações detalhadas consulte os Calendários de Pagamentos.
Agricultura e Mar Actual