O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, no final do Setembro de 2021, procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de 40,7 milhões de euros, informa o Ministério da Agricultura em nota de imprensa.
E destaca o pagamento de 15,5 milhões de euros em medidas de investimento, que resultam da execução do PDR 2020, e 2,5 milhões de euros a título de adiantamento no âmbito das medidas de mitigação dos efeitos da Covid-19.
De sublinhar, igualmente, 18,4 milhões de euros em pagamentos do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) – distribuídos em 13 milhões de euros para o Novo Regime da Vinha, 2,1 milhões de euros para Ações de Melhoria da Produção e Comercialização de Mel e 3,3 milhões de euros em Fundos Operacionais de Frutas e Produtos Hortícolas – e 4,3 milhões de euros pagos no âmbito do mecanismo de seguros de colheita.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu que “os fundos agroflorestais pretendem garantir viabilidade e competitividade ao sector. A sua boa execução tem sido conseguida graças ao excelente desempenho dos nossos agricultores e produtores e isso só nos pode orgulhar”.
Agricultura e Mar Actual