O Ministério da Agricultura informa que, durante o mês de Março de 2021, o IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de cerca de 37,5 milhões de euros.
O Ministério destaca 28,7 milhões de euros em medidas de investimento e 2,3 milhões de euros em medidas agroambientais. No âmbito das medidas de mitigação dos efeitos da Covid-19, foi pago um montante total de 11,3 milhões de euros pelo IFAP.
Apoios Covid-19 antecipados
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, explica que, em relação à medida de apoio temporário excepcional aos agricultores e às pequenas e médias empresas (PME) afectados pela crise da Covid-19, “estes pagamentos, no valor de 6,5 milhões de euros, cujo prazo de pagamento terminava no final do mês de Junho, foram antecipados para ajudar a mitigar os efeitos da pandemia e assegurar a liquidez aos agricultores e a resiliência do sector agrícola”.
E sublinha ainda que o Ministério da Agricultura “continua a acompanhar o sector de forma muita próxima, designadamente mediante um diálogo frequente e reuniões periódicas, para poder, a todo o tempo, implementar as medidas e as acções necessárias”.
Agricultura e Mar Actual