A Smart Farm, a quinta inteligente da ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, vai receber, no próximo dia 6 de Julho, a primeira edição do Fórum Smart Farm, na Companhia das Lezírias.
O encontro vai reunir conhecidos elementos do sector agrícola e da sociedade civil, convidados para o debate, com transmissão em directo a partir do Facebook da associação, assim como em várias páginas online.
O Fórum, que pretende abrir o debate entre o sector e os consumidores portugueses, vai apresentar factos e dados sobre a realidade da actividade agrícola moderna, contando com a moderação de Ana Bravo, a voz do Fito-Minuto, um programa quinzenal da TSF sobre a agricultura, e a partilha da opinião de Domingos Santos (agricultor), Jaime Ferreira (Agrobio), José Diogo Albuquerque (Agroportal), João Mendes (agricultor) e ainda Luís Antunes (ANIPLA).
Numa manhã dedicada à sustentabilidade da produção de alimentos, vão estar em cima da “mesa” os desafios e as histórias de sucesso do dia-a-dia de quem trabalha a agricultura num tempo de grandes desafios ao sector.
Pensar a necessidade mundial de alimentos
Apresentando a sua visão e participando no debate, os oradores e audiência são convidados a reflectir e ponderar sobre a resposta que a sociedade tem dado à necessidade mundial de alimentos e outros bens agrícolas, sem descurar o futuro da actividade.
“Uma responsabilidade que é de todas as pessoas, de dentro e fora do sector, onde todos os dias somos confrontados com decisões, que vão das opções que tomamos como produtores, às escolhas que fazemos enquanto consumidores”, refere um comunicado da associação.
Para o director executivo da ANIPLA, António Lopes Dias, “todos os dias os produtores agrícolas enfrentam adversidades como são, entre outras, as pragas, doenças, infestantes e as alterações climáticas, num esforço e empenho diários para que os alimentos mantenham um preço acessível e cumpram os elevados padrões de segurança da UE”.
“A somar a esta exigência, as organizações cívicas internacionais apelam à necessidade de se aumentar a quantidade de alimentos produzidos, para se poder enfrentar o acelerado crescimento da população mundial. Estes são desafios exigentes, dos quais os consumidores têm que estar cientes, para que se possam unir aos agricultores e combater mitos e desinformação”, acrescenta António Lopes Dias.
Visita à Smart Farm
Após o debate, segue-se uma visita à Smart Farm, a quinta inteligente da ANIPLA, onde os participantes são convidados a conhecer as mais recentes ferramentas da protecção agrícola em acção.
O debate é transmitido em directo no Facebook da Anipla, convidando os consumidores a conhecer a realidade agrícola e a participarem activamente nos assuntos ligados à agricultura e produção de alimentos.
A Smart Farm é um espaço de demonstração da implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) recomendadas pela Indústria Fitofarmacêutica e pretende ser um local de referência no âmbito da formação, promoção e divulgação sobre as de técnicas, tecnologias, equipamentos e das melhores práticas de utilização segura de produtos fitofarmacêuticos.
Na Companhia das Lezírias
Localizada na Companhia das Lezírias, a Smart Farm é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável. É um projecto da ANIPLA inaugurado em Novembro de 2016.
A Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, constituída em 1992, representa as empresas que investigam, desenvolvem, fabricam e comercializam produtos fitofarmacêuticos.
Como associação empresarial do sector e no conjunto dos seus associados, a ANIPLA representa cerca de 95% do mercado nacional de produtos titofarmacêuticos.
Agricultura e Mar Actual