O hotel de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, unidade para formação dos alunos, aberta ao público, foi inaugurado na tarde de 27 de Setembro, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Turismo.
A cerimónia, que marcou a abertura do ano lectivo 2018-2019, começou com uma aula dada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, perante uma sala com alguns estudantes dos diversos cursos leccionados na escola, localizada no antigo Quartel do 11, no centro de Setúbal.
“Queremos que este hotel seja mais uma parte da escola e que permita novas possibilidades e perspectivas de formação”, referiu o governante, que, durante cerca de 25 minutos, deu informações sobre o crescimento do sector turístico em Portugal, bem como algumas dicas para os estudantes conseguirem ser bem-sucedidos na área.
Turismo cresceu 19% em Portugal em 2017
Segundo o ministro, o turismo cresceu 19% em Portugal, em 2017, e, nos últimos três anos, as receitas provenientes do sector aumentaram para o dobro. “É um sector vibrante, que soube crescer, mesmo nos tempos difíceis da crise, e tem de continuar a crescer e a crescer bem. Para isso, a formação é muito importante”.
À curta aula de boas-vindas aos alunos seguiu-se a inauguração do “11 Hotel Escola”, que vai funcionar como um espaço de formação para os estudantes dos vários cursos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Além disso, constitui “mais uma unidade de alojamento que contribui para qualificar e aumentar a oferta turística em Setúbal”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco.
O autarca valorizou o papel preponderante desempenhado pelo município na mudança da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal do Parque do Bonfim para o antigo Quartel do 11, ao exercer o direito de preferência de compra deste edifício, o que garantiu a concretização do projecto.
“Hotel vai permitir acrescentar valor”
Para a directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, o dia é especial por dar início a um novo ano lectivo e, sobretudo, porque “o arranque do hotel é um activo fundamental que vai permitir acrescentar valor”.
O “11 Hotel Escola”, que se junta às restantes valências formativas do estabelecimento de ensino, as quais incluem um restaurante e bar, duas cozinhas industriais, uma pastelaria, um auditório técnico de cozinha e uma pastelaria, é constituído por vinte e quatro quartos, divididos por dois edifícios, uma sala-convívio e uma outra para pequenos-almoços.
Com uma decoração a cargo de Cristina Matos inspirada em motivos militares, em memória ao antigo Quartel do 11, o hotel já funcionou, pontualmente, para acolher grupos de turistas. A partir de agora, opera em pleno e “encontra-se aberto para reservas de alojamento a todos quantos queiram visitar Setúbal”, salientou Maria João Carmo.
Agricultura e Mar Actual