São 38 os novos estabelecimentos portugueses habilitados a exportarem para Cuba. E revela a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que, em breve, aquele país irá também proceder às renovações de habilitação para exportação dos 19 estabelecimentos habilitados em 2014.
Entre os dias 12 e 29 de Setembro de 2016, ocorreu em Portugal uma missão organizada em parceria com a DGAV e a PortugalFoods que visou a inspecção de 48 estabelecimentos nacionais com vista à sua habilitação para exportação para Cuba. Já em Novembro, obteve-se o resultado da missão, da qual resultou a habilitação para exportação para Cuba das novas empresas (pode ver a lista aqui).
10 empresas não reuniram condições
“Os restantes 10 estabelecimentos, não reuniram as condições exigidas para a habilitação segundo os critérios definidos por Cuba”, diz fonte institucional da DGAV.
Aquela Direcção informa ainda que para solicitar certificação para exportação para Cuba, as empresas habilitadas devem contactar as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR), que lhes disponibilizarão toda a informação e documentação necessária para o efeito sendo contudo necessário, previamente à exportação, que as empresas efectuem o registo dos seus produtos junto das autoridades cubanas.
Agricultura e Mar Actual