A Procesl-Quadrante, empresa que pertence ao grupo Quadrante, é responsável pela elaboração dos serviços de consultoria para os Estudos de Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) e do Plano de Acção de Reassentamento (PAR) dos Projectos do Corredor de Nacala na Província de Nampula – Bypass à cidade de Nampula.
Os estudos traduzem a viabilização ambiental e social da construção do Bypass, que consiste na criação de uma faixa rodoviária com cerca de 32,50 km com uma via em cada sentido, que contorna a Sul, a cidade de Nampula, situada na região norte de Moçambique.
Os serviços de consultoria ambiental são administrados pela Administração Nacional de Estradas (ANE) de Moçambique, a instituição pública autónoma moçambicana, responsável pela gestão da rede de estradas classificadas do país, num total de 30.000 km.
“Agarrar projectos internacionais”
Ana Filipa Ferraz, responsável pela área de Ambiente do grupo Quadrante, afirma que “a importância de agarrar projectos internacionais que contribuam para a melhoria da vida das pessoas, é fundamental na visão da nossa empresa”.
“Neste caso em concreto, vamos contribuir para a melhoria de infraestruturas chave na região de Nampula, província moçambicana que necessita de se afirmar rapidamente no panorama internacional. Aplicar a nossa experiência num projecto como este é muito enriquecedor para nós”, acrescenta Ana Filipa Ferraz.
A estrada terá início na EN 1, a Este de Nampula (direcção de Nacala) e desenvolve-se a Sul da cidade atravessando a linha ferroviária em dois pontos, ligando-se à EN 13 a Oeste da cidade.
Fundada em 1998
Fundada em 1998, pelos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa a Quadrante Engenharia e Consultoria tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de projecto e consultoria incluindo project management, arquitetura, estruturas, estruturas especiais, AVAC e sustentabilidade, hidráulica, vias e estradas, ambiente e IMS – Infrastructure Management System.
Actualmente, desenvolve actividade mundialmente, nomeadamente em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.
Agricultura e Mar Actual