O Governo decidiu, esta terça-feira, 30 de Abril, prorrogar por mais um mês o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza das matas e terrenos. O prazo, que terminava a 30 de Abril, foi prolongado até 31 de Maio, conforme indicado no Despacho conjunto da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
A decisão prende-se com a precipitação registada nos últimos meses e o elevado teor de água existente no solo, que condicionaram muitas das operações de gestão de combustíveis e potenciaram o rápido crescimento da vegetação nas áreas já intervencionadas, refere um comunicado de imprensa do Executivo.
E adianta que “as previsões meteorológicas apontam para que, no mês de Maio, se mantenham condições adequadas para a realização, em segurança, de actividades de gestão de combustível e que, assim sendo, este período adicional permita a realização de operações em todos os locais necessários”.
“A gestão da vegetação no âmbito da rede secundária de faixas de gestão de combustível constitui um dos pilares da política de gestão integrada de fogos rurais, sobretudo no eixo da protecção contra incêndios rurais – garantindo maior eficácia na defesa de pessoas, animais e bens face à propagação dos incêndios –, bem como na vertente da gestão do fogo rural – permitindo a mitigação do número anual de ocorrências”, realça o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar