Início / Agricultura / Governo garante “maior cobertura de sempre em meios aéreos” no combate a incêndios

Governo garante “maior cobertura de sempre em meios aéreos” no combate a incêndios

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, afirmou que Portugal tem este ano a “maior cobertura de sempre em meios aéreos” para combater incêndios florestais.

Na Guarda, no final de uma visita ao Centro de Meios Aéreos, o secretário de Estado referiu que existem “55 meios aéreos no continente, mais um na Madeira, a funcionar com uma lógica muito direccionada para o primeiro ataque”.

José Artur Neves disse que o dispositivo de combate a incêndios inclui 40 helicópteros, entre médios e ligeiros, havendo ainda brigadas helitransportadas do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR.

Nos 18 distritos do continente

As equipas do Grupo de intervenção, Protecção e Socorro foram alargadas aos 18 distritos do continente porque, além de fazerem parte de “uma estrutura muito bem preparada” para eliminar os incêndios, são também parte de uma força policial de investigação, servindo também de vigia de terreno e acção directa perante os incendiários.

O secretário de Estado acrescentou que a coordenação entre as equipas de helitransportadas e os elementos no terreno já permitiu potenciar a vigilância simultânea e “apanhar vários incendiários”. “Queremos potenciar esta vigilância e ataque imediato, daí a aposta que fizemos para este período de combate, depois da aposta na prevenção”, disse.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.