O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou hoje, 4 de Setembro, a propósito da visita estatutária a Santa Maria, a obra de reparação dos mantos de protecção da cabeça e do molhe, repavimentação da plataforma do cais e reabilitação das infra-estruturas do porto comercial de Vila do Porto.
“Esta é uma obra relevante para a Ilha de Santa Maria”, sustenta o governante, assinalando que está em causa um investimento superior aos 21 milhões de euros, que estará concluído até ao final do primeiro semestre de 2025 e cuja operacionalidade “dará garantias para as necessidades mais prementes”.
A reparação prevista para as infra-estruturas de Porto de Vila do Porto recorre aos seguintes locais intervencionados: marina, pilares do cais ferries, cais comercial, pavimento do cais e edifício das operações portuárias.
A empreitada decorre da passagem do furacão Lorenzo em 2019, que provocou danos no molhe-cais e molhe da marina com assentamento diferenciais do muro cortina, arrastamento dos materiais da protecção e da cabeça para os fundos marinhos mais profundos perdendo-se, assim, a protecção dos molhes do cais comercial e da marina, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
No âmbito das obras de emergência, pretende-se garantir a reposição da operacionalidade plena do Porto de Vila do Porto, para permitir, por via marítima, o regular abastecimento à ilha.
“Os marienses estão de parabéns, porque vão ter agora aqui uma infra-estrutura reabilitada, fortalecida, com capacidade instalada para as suas necessidades de abastecimento regular, por via marítima”, afirmou José Manuel Bolieiro, que esteve na visita acompanhado pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, pela presidente da Câmara de Vila do Porto, Bárbara Chaves, e por responsáveis do conselho de administração da Portos dos Açores.
Agricultura e Mar