O Governo Regional dos Açores, através do IROA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário, vai candidatar cerca de 1,6 milhões de euros aos fundos comunitários para a construção de abastecimento de água e de novos caminhos agrícolas. O anúncio foi feito hoje, 31 de Maio, na Praia da Vitória, pelo secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.
O governante, que falava à margem de uma visita ao caminho agrícola da canada dos Vitórias, na freguesia da Vila Nova, que também será beneficiado e que irá abranger 62 explorações agrícolas e 80 hectares de superfície agrícola utilizada, explicou que “são seis os projectos relacionados com o abastecimento de água às explorações agrícolas e cinco caminhos agrícolas para asfaltagem, o que corresponde a uma beneficiação de cerca de 540 explorações agrícolas e a uma área de 4.400 hectares na Região Autónoma dos Açores”.
4.000 explorações agrícolas beneficiadas até ao final de 2021
O secretário Regional adiantou que se encontra já em desenvolvimento, até ao final de 2021, a beneficiação de cerca de 4.000 explorações agrícolas nos Açores, num investimento de 7,7 milhões de euros. Um dos objectivos é a diminuição dos custos de produção.
Presente na iniciativa esteve também a Directora Regional do Desenvolvimento Rural. Emiliana Silva anunciou que o Fundo de Transição e Resiliência também será utilizado para estas medidas do IROA, designadamente na beneficiação dos caminhos agrícolas e em projectos de electrificação das explorações, que considerou “fundamentais para a qualidade dos produtos agrícolas”.
“Vamos apoiar nos projectos dos caminhos agrícolas e especialmente nos projectos de electrificação, que nos últimos tempos têm ficado um pouco esquecidos e que são fundamentais para a qualidade dos produtos”, adiantou.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do IROA, Hernâni Costa, disse que aquela entidade está a efectuar um conjunto de investimentos ao nível da beneficiação de caminhos agrícolas e electrificação e rede de abastecimentos de água, o que consta de uma grande preocupação, tendo em conta que este foi um ano de transição e marcado pela pandemia.
Agricultura e Mar Actual