Início / Mar / Ambiente / Navios da Atlânticoline vão monitorizar biodiversidade marinha dos Açores

Navios da Atlânticoline vão monitorizar biodiversidade marinha dos Açores

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, por via da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, reuniu-se sexta-feira,  28 de Maio, na Horta, com a Atlânticoline com o objectivo de cooperar na conservação da biodiversidade marinha dos Açores, uma colaboração que é estabelecida ao abrigo do projecto LIFE IP Azores Natura e que será concretizada num protocolo de cooperação entre as duas entidades.

A articulação entre a Atlânticoline e a Direcção Regional dos Assuntos do Mar prevê o registo sistemático, por observadores embarcados, de megafauna e lixo marinho, avistáveis a partir dos navios da empresa transportadora. Em paralelo, será divulgada, durante as viagens, informação sobre as espécies marinhas observadas.

“Pretende-se, com esta iniciativa, fomentar a colaboração entre as políticas ambientais dos Açores e o transporte marítimo de passageiros e viaturas para a monitorização da distribuição e da abundância da megafauna marinha que ocorre na região”, diz o Executivo açoriano.

Aplicação de Directivas comunitárias

Para o Director Regional dos Assuntos do Mar, esta colaboração “será fundamental para podermos aplicar, com sucesso, as várias Directivas comunitárias que se aplicam ao meio marinho, pelas quais esta Direcção Regional é responsável”.

“A vasta extensão de espaço marítimo dos Açores sob a nossa responsabilidade implica um esforço muito grande de monitorização e de estudo, pelo que o Governo Regional necessita da conjugação de todos os esforços que permitam avaliar o estado ambiental do ecossistema marinho, sendo a cooperação entre a Atlânticoline e a Direcção Regional dos Assuntos do Mar um passo decisivo, pelo qual devemos o nosso público reconhecimento”, acrescentou Pedro Mendonça das Neves.

A Direcção Regional dos Assuntos do Mar dá assim cumprimento ao Quadro de Acção Prioritária da componente marinha da Rede Natura 2000. A informação obtida no programa de monitorização que se inicia agora será analisada e considerada no processo de revisão da Rede das Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA), processo esse que decorre neste momento a cargo da Direcção Regional dos Assuntos do Mar.

No âmbito do Projecto LIFE-IP Azores Natura, a Direcção Regional prepara também a designação de novas áreas marinhas protegidas, áreas essas que passarão a integrar o Parque Marinho dos Açores, uma vez revisto, aumentando significativamente a área do espaço marítimo dos Açores que se encontra efectivamente protegida, dando assim cumprimento aos compromissos internacionalmente assumidos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.