Início / Agricultura / Governo aprova investimento de 100 milhões em centrais de biomassa

Governo aprova investimento de 100 milhões em centrais de biomassa

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou o licenciamento de duas centrais térmicas a biomassa florestal, uma no Fundão e outra em Viseu, as quais representam um investimento global de cerca de 100 milhões de euros e uma potência instalada de 15 megawatts cada.

Os promotores estimam que a construção das duas centrais permitirá a criação de 60 postos de trabalho directos e 320 indirectos, a tempo inteiro. As centrais vão consumir combustível vegetal para gerar energia eléctrica.

Estas centrais derivam dos concursos públicos lançados em 2006 para centrais de biomassa florestal residual, no âmbito do qual foram atribuídos vários lotes, entre os quais o Lote 9 (5 MW – Viseu), o Lote 13 (10 MW – Portalegre), o Lote 5 (11 MW – Vila Real/Alijó) e o Lote 11 (10 MW – Castelo Branco).

Os promotores das centrais chegaram entretanto a um entendimento para fundir as potências afectadas aos Lotes 9 e 13 e aos Lotes 11 e 5, instalando centrais de 15 MW em Viseu e no Fundão.

Estes projectos inserem-se no quadro dos objectivos nacionais e comunitários para a área das energias renováveis e das políticas climáticas, estimulando a criação de emprego e o desenvolvimento regional, contribuindo igualmente para a prevenção de incêndios florestais e para a promoção da actividade florestal em Portugal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.