O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, através do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), já disponibilizou as candidaturas para a Destilação de Crise. As candidaturas deverão ser submetidas através do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV) do IVV, até às 17:00 horas do dia 26 de Julho.
Esta medida visa o apoio à destilação de vinhos tintos e rosados, com Indicação Geográfica (IG) e Denominação de Origem (DO), para produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfecção ou fármacos) ou para fins energéticos. A mesma dispõe de uma dotação orçamental de 20 milhões de euros.
“Esta é mais uma medida que resulta da boa negociação com Bruxelas, no âmbito dos apoios excepcionais de carácter temporário, para fazer face às perturbações de mercado no sector. Um sector que reconhecemos e valorizamos, cujo trabalho, esforço e empenho acreditamos que vão permitir atingir, até ao final deste ano, o objectivo dos 1.000 milhões de euros em exportações”, destaca a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
A ministra realça ainda, em nota de imprensa, “o quão importante é apoiarmos um sector que contribui para um desenvolvimento sustentável e coeso, bem como para a afirmação e projecção nacional. Aliás, prova dessa aposta na sustentabilidade multidimensional está na recente atribuição da primeira certificação no âmbito do Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, o qual abrange mais de 80 critérios. Mais uma vez, encontramos uma postura proactiva, preocupada em corresponder às exigências dos tempos que vivemos e, claro, ao que são, cada vez mais, prioridades também para os consumidores”.
Mais informações disponíveis aqui.
Agricultura e Mar