Início / Agenda / Go Wide junta projectos de inovação no agronegócio candidatos ao PRR. Inscrições abertas

Go Wide junta projectos de inovação no agronegócio candidatos ao PRR. Inscrições abertas

O Go Wide realiza-se nos dias 20 e 21 de Novembro de 2024 no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. O objectivo é juntar projectos na área da agricultura, a alimentação e a floresta candidatos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) — que visam o “desenvolvimento de soluções inovadoras através de abordagens colaborativas” — e respectivas Agendas Mobilizadoras.

As inscrições estão abertas e o segundo dia aberto a todos os actores dos sectores agrícola, alimentar e florestal é de participação gratuita.

Paulo Fardilha

O evento é organizado pela AgroGlobal Wide, uma parceria entre a AgroGlobal e a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, pretendendo incentivar uma interacção coesa entre os vários projectos de inovação e promover a aplicabilidade das soluções desenvolvidas.

O director-geral da AgroGlobal, Paulo Fardilha, explica em declarações à Revista Agricultura e Mar que “esta parceria [com a Consulai] teve como objectivo dar continuidade a um trabalho que já vem desde 2014: Sentimos que havia espaço para outros eventos fora da AgroGlobal”.

E assim surgiu a ideia do Go Wide, por “ser importante que todos os projectos e Agendas Mobilizadoras do sector se encontrassem. Até porque há projectos que estão a fazer investigação semelhante e poderiam juntar-se. Trata-se de um fórum de inovação e de networking, para que todos se possam conhecer e divulgar o que andam a investigar e a desenvolver”, salienta Paulo Fardilha.

E avança que no segundo dia do Go Wide “vamos chamar os técnicos das associações e cooperativas a quem os responsáveis pelos projectos de investigação e inovação vão transmitir o que estão a fazer na área agrícola”.

Mas o Go Wide não se fica por aqui. “Na AgroGlobal de 2025, vamos ter um programa de 1 dia em que os projectos vão apresentar as suas conclusões”.

Projectos financiados pelo PRR

Refira-se que os projectos de inovação relacionados com agricultura, alimentação e floresta, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, visam o desenvolvimento de soluções inovadoras através de abordagens colaborativas, podendo assumir duas tipologias:

– Candidaturas:

  • Número Total de Candidaturas: 63
  • Investimento Médio por Candidatura: 750 Mil €
  • Média de Parceiros por Candidatura: 13
  • Principal Objectivo: Responder às Iniciativas Emblemáticas Identificadas na Agenda de Inovação para a Agricultura 2030: Alimentação Sustentável, Uma Só Saúde, Mitigação das Alterações Climáticas, Adaptação às Alterações Climáticas, Agricultura Circular, Territórios Sustentáveis, Revitalização das Zonas Rurais, Agricultura 4.0, Promoção dos Produtos Agroalimentares Portugueses, Excelência da Organização da Produção e Transição Energética

– Agendas Mobilizadoras relacionadas com Agricultura, Alimentação ou Floresta:

  • Número de Agendas Mobilizadoras: 5
  • Investimento Médio por Agenda Mobilizadora: 100 Milhões €
  • Média de Parceiros por Agenda Mobilizadora: 45
  • Principal Objectivo: Potenciar os Sectores-Chave Identificados na Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI): Energia, Tecnologias de Produção e Indústrias de Produto, Tecnologias de Produção e Indústrias de Processo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Automóvel, Aeronáutica e Espaço, Transportes, Mobilidade e Logística, Saúde, Matérias-Primas e Materiais, Economia do Mar, Turismo, Floresta e Agroalimentar.

Saiba mais sobre o evento e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo cria Grupo de Trabalho para elaborar proposta de carreira e benefícios para os bombeiros voluntários

Partilhar              O Governo acaba de anunciar a criação de um Grupo de Trabalho para preparar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.