A Guarda Nacional Republicana (GNR) conseguiu recuperar 64 colmeias que tinham sido furtadas, além de alimentadores e embalagens de fármacos e outros produtos ligados à apicultura. Um homem de 79 anos foi detido.
Segundo um comunicado da GNR, o Comando Territorial de Vila Real, através do Núcleo de Investigação Criminal do Peso da Régua, realizou, nos dias 10 e 11 de Maio, buscas domiciliárias e não domiciliárias, em Fafe e Trancoso, na sequência de diligências de inquérito no âmbito de um processo relacionado com o furto de colmeias.
Na origem da operação esteve a detenção em flagrante delito, efectuada no dia 9 de Maio, de um idoso de 79 anos, um dos suspeitos neste processo.
As buscas, três domiciliárias e três não domiciliárias, permitiram recuperar e apreender: uma viatura ligeira de mercadorias; 64 colmeias; 44 alimentadores; dez embalagens com fármacos; seis núcleos; quatro redes para própolis; duas alças; uma máscara de apicultor; uma máquina de fechar caixas; um rolo de plástico.
Segundo a GNR, foram ainda localizados dois apiários em situação ilícita.
Agricultura e Mar Actual