A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Setúbal, através do Posto de Trânsito (PT) de Grândola, no dia 21 de Dezembro, apreendeu 1.040 quilos de amêijoa-japonesa, no concelho de Grândola.
No decorrer de uma acção de fiscalização, os militares da Guarda detectaram uma viatura que transportava os referidos bivalves sem o respectivo documento de registo, o que “impossibilitava determinar a sua origem e verificar o cumprimento das normas obrigatórias de rastreabilidade, representando, assim, um potencial perigo para a saúde pública, tendo sido apreendidos”, refere um comunicado de imprensa da GNR.
Na sequência das diligências policiais, foi identificado um homem de 54 anos, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação por falta de documento de registo e outro por excesso de carga no veículo.
Os bivalves, após verificação higiossanitária, serão destruídos, garante o mesmo comunicado.
A GNR relembra que a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem depuração ou controlo higiossanitário pode “representar um grave risco para a saúde pública, dada a possível presença de toxinas. O documento de registo é fundamental para prevenir a introdução irregular destes produtos no consumo, garantindo assim a segurança dos consumidores”.
Agricultura e Mar