A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa, apreendeu ontem, dia 28 de Agosto, 5.080 quilos de sardinha (sardina pilchardus), com valor estimado 35.560 euros, no Porto de Pesca de Sesimbra.
No âmbito de uma acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de assegurar o cumprimento dos normativos legais no âmbito da Política Comum das Pescas e do Despacho n.º 5059-A/2023, de 28 de Abril, que regulamenta a captura da sardinha, os militares da Guarda verificaram a captura de sardinha acima do limite estabelecido numa das embarcações que se encontrava em porto, refere uma nota de imprensa da GNR.
“No decurso da acção foram fiscalizadas um total de quatro embarcações, tendo sido identificado o mestre da embarcação em infracção, apreendidos os espécimes e posteriormente entregues em lota para venda em leilão”, acrescenta a mesma nota.
E realça a GNR que “a pesca sustentável implica deixar peixes suficientes no mar, evitando a sobrepesca, para que a sua população possa reproduzir-se de forma adequada, renovando-se de forma contínua, permanecendo produtiva e saudável”.
Agricultura e Mar