O geoportal SNIMar — Sistema Nacional de Informação do Mar recebeu o prémio ‘Geospatial World Excellence Awards 2018’, em Hyderabad, na Índia, atribuído pelo Geospatial World Forum 2018.
Este prémio visa distinguir ferramentas geoespaciais temáticas, no qual se enquadra o geoportal SNIMar, desenvolvido pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), sob tutela da área governativa do Mar, com o objectivo de centralizar e disponibilizar a informação geográfica ambiental relacionada com o mar.
Acesso à informação marinha
O SNIMar – Sistema Nacional de Informação do Mar – é um geoportal de âmbito nacional que facilita a partilha, pesquisa e acesso à informação marinha produzida em Portugal, constituindo, deste modo, uma ferramenta essencial para a gestão ambiental das águas marinhas nacionais.
Desde o dia 19 de Abril de 2017, que o geoportal está disponível para consulta em geoportal.snimar.pt. Actualmente podem ser pesquisados e acedidos mais de 2.000 metadados e 5.000 registos históricos, disponibilizados pelas várias entidades da administração pública com competências na área do mar que participam nesta iniciativa.
O projecto SNIMar foi coordenado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e envolveu uma equipa de mais de 50 colaboradores para o desenvolvimento tecnológico do geoportal e para a organização e preparação da informação marinha disponibilizada.
Políticas do mar
Este projecto insere-se no âmbito das políticas do mar estabelecidas pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, nomeadamente no âmbito da Literacia dos Oceanos e que têm vindo a ser promovidas pelo Governo no sentido de aproximar os portugueses do mar, através da sua divulgação e conhecimento.
“Só através de maior conhecimento do mar, nas suas múltiplas áreas, será possível proteger e utilizar de forma sustentada todos os recursos que o mar oferece”, afirma uma nota de imprensa do Ministério do Mar.
O SNIMar foi co-financiado pelos EEA Grants (2 milhões de euros) e pelo Estado Português – Ministério do Mar (352.941 euros) e conta com a participação de várias entidades da administração pública, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
O geoportal SNIMar será gerido pelo IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, entidade que ficará também responsável por incluir novas entidades que queiram participar e partilhar a sua informação marinha através desta nova ferramenta.
Agricultura e Mar Actual