O Grupo Garland, um dos líderes nacionais em logística, transportes e navegação em Portugal, num momento em que a taxa de captação e retenção de pessoal no sector dos transportes é baixa e o turnover é substancial, aposta na Garland Academy, que acaba de celebrar o primeiro ano de actividade.
Criada em Setembro de 2023 a Garland Academy, concentrou-se em duas grandes áreas de actuação: a formação onboarding, destinada à integração de novos colaboradores, e a formação contínua, que visa o aperfeiçoamento constante das competências dos colaboradores, refere um comunicado de imprensa do Grupo.
“Este compromisso com a formação e desenvolvimento reflecte-se nos números alcançados: desde a sua inauguração, a academia registou 34 entradas de novos colaboradores, 230 presenças em formações e um total de 10 cursos oferecidos, nove dos quais desenvolvidos internamente”, adianta a mesma nota.
Atracção e retenção de talento no sector da logística
O sector da logística e dos transportes “enfrenta actualmente um desafio significativo na atracção e retenção de talentos”. A Garland “reconhece a crescente dificuldade em recrutar profissionais especializados, um desafio agravado pela escassez de formação superior específica na área”. A Garland Academy surge, assim, como “uma resposta estratégica a este problema, preparando e desenvolvendo internamente os seus colaboradores” para responder às exigências do mercado.
“A formação é um pilar essencial para o sucesso de qualquer empresa, especialmente num sector tão dinâmico e exigente como o nosso. A dificuldade em atrair e reter talentos qualificados levou-nos a apostar na criação da Garland Academy, que tem sido fundamental para assegurar que os nossos colaboradores, independentemente da sua experiência prévia, adquiram as competências necessárias para desempenhar as suas funções com excelência, funções essas que exigem um elevado grau de conhecimento técnico especializado”, afirma Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.
Destaca ainda que, mais do que “reter” colaboradores, o objectivo é “comprometer” as pessoas com a organização. “Queremos que os nossos colaboradores sintam que têm o apoio necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho onde a aprendizagem contínua seja valorizada e incentivada”, acrescenta.
Próximos passos
Os resultados alcançados pela Garland Academy são encorajadores, garante a mesma nota. Com um Net Promoter Score (NPS) de excelência, a academia tem sido bem recebida pelos colaboradores. As formações, disponíveis em formatos e-learning e b-learning, têm-se revelado eficazes na transmissão de conhecimentos, combinando conteúdos interactivos e práticos que facilitam a absorção e aplicação dos conceitos no dia-a-dia dos colaboradores.
Com a consolidação das bases da Garland Academy, os próximos passos incluem o desenvolvimento de um percurso formativo por função, que inclui o habitual programa de estágios e a aposta em actividades de team building para promover o trabalho em equipa. A empresa também planeia trabalhar a questão geracional e desenvolver ainda mais as lideranças, com o objectivo de manter as equipas motivadas e comprometidas.
“A Garland Academy é mais do que um centro de formação; é uma peça fundamental na nossa estratégia para fazer da Garland uma organização em constante desenvolvimento. Estamos a construir um futuro onde a aprendizagem contínua é uma realidade e onde todos os colaboradores têm a oportunidade de crescer e evoluir e, assim conseguir reter o nosso talento”, conclui Giles Dawson.
Agricultura e Mar