O futuro do mercado das frutas e hortaliças vai estar em debate de 1 a 4 de Novembro, no I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort 2017). O evento realiza-se em Lisboa, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e ainda tem inscrições abertas (aqui).
O Congresso conta com uma mesa redonda sobre “O futuro do mercado das frutas e hortaliças”. As novas tendências para o mercado de frutas e hortaliças “baseiam-se numa imagem de transparência: alimentos saudáveis, certificados com elevada rastreabilidade e garantia de qualidade e ainda com um elevado nível de conveniência”, afirma a organização do evento.
O futuro passará por uma “troca crescente de informações ao longo da cadeia produtiva, aproximando produtores e consumidores e, ao mesmo tempo promover a inovação quer ao nível do produto, da marca e da embalagem”, acrescenta a mesma fonte.
Mesa redonda
Na mesa redonda estarão em debate as garantias de qualidade que são mais valorizadas pelo consumidor, as inovações que devem ser consideradas ao nível da embalagem e logística e a forma de minimizar os desperdícios ao nível da cadeia de comercialização, além dos desafios do comércio electrónico.
O CLBHort 2017 tem a organização a cargo da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) em parceria com a Associação Brasileira de Horticultura, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA – Lisboa), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e outras instituições relevantes portuguesas e brasileiras. O CLBHort 2017 tem apoio de empresas públicas e privadas ligadas a ambos países.
O CLBHort 2017 tem como tema a “Inovação ao Serviço dos Negócios” e será um fórum aberto a investigadores, técnicos e empresários dos diferentes ramos da Horticultura (entendida em sentido lato), a trabalhar em Portugal, no Brasil e em todos os outros países de língua oficial portuguesa (CPLP).
Agricultura e Mar Actual