A iniciativa da Comissão Europeia BlueInvest, em co-organização com a Fórum Oceano e o World Ocean Council, promoverá o primeiro “BlueInvest Virtual Ocean Funds Roundtable”, um evento que dará a conhecer fundos de investimento da economia azul privados, de diversas geografias, com o objectivo de aproximar investidores e empreendedores, estimulando o financiamento de soluções sustentáveis na área do mar.
O “BlueInvest Virtual Ocean Funds Roundtable” integra um conjunto de actividades que antecedem o BlueInvest Day de 2021, e contará com duas sessões. A primeira terá lugar no dia 13 de Janeiro entre as 8h00 e as 9 horas, e a segunda decorrerá no dia 14 de Janeiro, entre as 18h00 e as 19h00.
O evento é aberto à participação de pequenas e médias empresas (PME), startups e outros actores das diferentes fileiras do mar e decorrerá em formato online. A inscrição pode ser efectuada aqui. O programa será disponibilizado brevemente.
Sessão de pitch
Cada uma das sessões acolherá a participação de representantes de cinco Fundos de Investimento activos ou recém-criados, que procuram tecnologias, produtos e/ou soluções sustentáveis na área da economia do mar. Os investidores farão uma curta apresentação para dar a conhecer o Fundo que representam, bem como o tipo de soluções que procuram, os critérios de elegibilidade para financiamento e os factores-chave para uma parceria de sucesso.
À sessão de pitch dos Fundos de Investimento seguir-se-á uma mesa redonda dedicada à temática “Qual o caminho a seguir para acelerar os investimentos sustentáveis na economia Azul”.
Recorde-se que a Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, integra no seu Plano de Actividades para 2021 um conjunto de Programas que agregam projectos e acções, entre os quais o “Programa de financiamento da Economia Azul”, tratando-se de uma área que se considera fundamental para a recuperação económica e para o futuro da economia do mar.
Agricultura e Mar Actual