O projecto “Monitorizar para decidir e valorizar”, do Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, é um dos cinco projectos-piloto que vai ser apoiado pela Fundação la Caixa, no âmbito do Programa “Promove – Dinamização de Regiões Fronteiriças”, lançado em Junho de 2018.
O plano, explica fonte da autarquia, consiste na implementação de um módulo interactivo/expositivo e de uma academia de transferência de conhecimento, que contribua para tornar a população mais informada e menos vulnerável, através do acesso à informação sobre ocupação do solo, inventário florestal, precipitação em tempo real e análise de anomalias, utilizando dados de satélite.
Porquê o apoio
A avaliação das candidaturas pela Fundação baseou-se em três critérios: qualidade do projecto, efeitos no território e sustentabilidade económica e financeira.
O programa foi lançado com o objectivo de apoiar projectos-piloto inovadores e estratégicos para o desenvolvimento das áreas onde se localizam e que possam ser aplicados em outras regiões com características semelhantes.
Agricultura e Mar Actual