A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores leva a sua carne de porco portuguesa certificada porco.pt à segunda edição do evento “Património Enogastronómico”, que se realiza em Montalegre entre os dias 26 e 28 de Abril.
O Porco.pt é um programa de certificação de carne de porco portuguesa, promovida pela FPAS, que obedece a um caderno de especificações que indicam diversas normas aplicadas a todos os intervenientes na cadeia de valor da carne de porco. Entre essas, destaca-se o facto de a carne ter de ser proveniente de animais nascidos e criados em Portugal e de as normas de bem-estar animal terem que ser superiores às legalmente exigidas, nomeadamente no espaço de criação e transporte de animais.
Muito importante é igualmente o facto de a alimentação dos animais produzidos no âmbito deste programa ser feita à base de cereais o que lhe confere características de sabor e tenrura superiores.
Património Enogastronómico
Depois do sucesso do ano inaugural, Montalegre volta a receber mais uma edição do evento “Património Enogastronómico”. Uma iniciativa que celebra a gastronomia portuguesa em todas as suas vertentes, levando até Montalegre desde Confrarias Gastronómicas, chefs, investigadores, produtores, empresas transformadoras, Administração Pública, e muitos outros actores da gastronomia portuguesa, refere uma nota de imprensa da autarquia.
Todo o programa do evento — organizado pela Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição (PECT) em co-organização com o Município de Montalegre — é aberto ao público em geral. As propostas passam, entre outras, por conhecer os stands dos expositores, ouvir as 18 palestras previstas sobre gastronomia portuguesa, fazer provas sensoriais de águas, de bacalhaus, de chocolates, de azeites ou de batatas e assistir aos showcookings.
Programa completo do evento aqui.
Agricultura e Mar