Início / Agricultura / Formação para condução de veículos agrícolas pode ser realizada até dia 1 de Agosto de 2022

Formação para condução de veículos agrícolas pode ser realizada até dia 1 de Agosto de 2022

O Ministério da Agricultura informa que tendo em conta o contexto pandémico actual, e que impedem que as acções de formação se realizem de forma imediata, foi prorrogado o prazo para a sua realização. Assim, as acções de formação que habilitam os titulares das cartas de condução B, C e D a conduzir veículos agrícolas podem ser realizadas até dia 1 de Agosto de 2022.

No âmbito das alterações efectuadas ao Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, são eliminadas as licenças de condução para conduzir tractores e máquinas agrícolas ou florestais na via pública, integrando estes veículos a Categoria T da carta de condução.

Formação obrigatória

A acção de formação “Conduzir e operar com o tractor em segurança (COTS)”, ou a equivalente Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) 9596 – “Condução e operação com o tractor em segurança”, do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), são a formação a frequentar pelos titulares das cartas de condução válidas da categoria B para a obtenção da habilitação para a condução de veículos agrícolas do tipo ii e pelos titulares das cartas de condução válidas das categorias C e D para a obtenção da habilitação para a condução de veículos agrícolas do tipo iii.

Segundo o Despacho 1666/2021 de 12 de Fevereiro, que define regras relativas à formação profissional e condução de veículos agrícolas, a partir de 1 de Agosto de 2022, os titulares das cartas de condução das categorias B, C e D que pretendam ficar habilitados a conduzir os veículos agrícolas têm de comprovar a realização, com aproveitamento, da acção de formação COTS ou da equivalente UFCD.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.