O Food & Nutrition Awards (FNA), iniciativa que desde 2010 reconhece a inovação no sector agro-alimentar português, recebeu na sua 8ª edição o maior número de participações de sempre, com 81 candidaturas – 26 acima do ano passado e mais 32 do que em 2015.
Os vencedores serão conhecidos, como é tradição da iniciativa, no Dia Mundial da Alimentação, em Outubro.
A criação das novas categorias “Educação Alimentar” e “Indústria 4.0”, que se juntaram às existentes “Produto Inovação”, “Sustentabilidade Alimentar” e “Investigação & Desenvolvimento”, e que visam distinguir, pelo seu carácter inovador, as boas práticas, produtos ou serviços nacionais, contribuíram para o aumento no volume de candidaturas. A APCER, entidade certificadora, verificou a elegibilidade das participações de acordo com os critérios estabelecidos pelo regulamento.
Privilegiando a distinção da inovação na indústria, distribuição e canal horeca como forma de melhor responder aos exigentes desafios da alteração de comportamentos para a adopção de estilos de vida e hábitos alimentares mais saudáveis, o FNA tem participado activamente na discussão pública destes temas, contando com o apoio das mais reputadas entidades e organizações nacionais. O Lidl é disso exemplo.
Parceiro Lidl
Parceiro da iniciativa desde 2015, o Lidl “demonstra o seu compromisso com a educação alimentar focada nos mais jovens, para que estes cresçam fazendo opções cada vez mais saudáveis sobre o que comem e sobre a forma como vivem. Tal como o FNA, o Lidl pretende promover estilos de vida e alimentação saudável. Simultaneamente, e ainda no tema da educação alimentar, o Lidl sensibiliza para melhores práticas de redução do desperdício alimentar e assume uma responsabilidade no combate à fome, através da distribuição das suas quebras junto de instituições de auxílio a famílias carenciadas”, refere fonte do prémio.
Na luta por uma vida com hábitos de alimentação saudável associam-se também ao FNA a Sociedade Central de Cervejas, a Farmodiética, e a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, associação que também é membro do Executive Board, juntamente com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a CAP Agricultores de Portugal, a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentar e o PortugalFoods.
O FNA constitui uma plataforma multi-sectorial e é um agente mobilizador para o sector agro-alimentar, agregado às áreas da Economia, da Educação e da Saúde, sendo um motor para a inovação, a sustentabilidade, o empreendedorismo e a valorização da produção nacional. A iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação.
Agricultura e Mar Actual