Início / Agricultura / Fogo controlado protege floresta em Valença

Fogo controlado protege floresta em Valença

A Câmara Municipal de Valença informa que a freguesia de Gondomil recebeu a Alto Minho TREX – Tradicional Fire Traininig Exchange 2023, em 13 de Fevereiro.

De entre as várias acções de formação/capacitação do dia destacou-se o caso prático do fogo controlado nos pinhais dos Baldios de Gondomil que decorreu desde o fim da tarde e continuou pela noite dentro, refere a autarquia em nota de imprensa.

Utilizando técnicas inovadoras de fogo controlado, em explorações de pinheiro bravo, a acção pretendeu reduzir o combustível no solo entre 50 a 80%, com uma afectação nula dos troncos e das copas dos pinheiros bravos.

“A acção de fogo pretende capacitar os nossos operacionais para o uso do fogo controlado em zonas arborizadas, bem como deixar esta importante mancha florestal mais capacitada para enfrentar os fogos florestais do Verão”, adianta a mesma nota.

Nesta acção, participaram bombeiros do Chile, Estados Unidos da América, Brasil, de várias regiões de Espanha e Portugal, bem como sapadores florestais de todo o País, os Canarinhos da Portucel e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza.

O Alto Minho TREX 2023 é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que coloca em destaque o uso das novas tecnologias na prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.