Início / Agricultura / Fogaça da Feira ganha Indicação Geográfica Protegida

Fogaça da Feira ganha Indicação Geográfica Protegida

A Fogaça de Santa Maria da Feira é um dos mais recentes alimentos a ganhar o estatuto de origem certificada, uma classificação atribuída pela União Europeia para a protecção de nomes registados. A Indicação Geográfica Protegida (IGP) funciona como um registo de protecção do direito de propriedade intelectual para produtos que têm uma origem geográfica precisa e qualidades ou reputação ligadas a essa origem.

Os nomes registados, como é o caso da Fogaça da Feira, passam a gozar de protecção contra falsificações ou imitações do produto. Segundo o comunicado da Comissão Europeia, os produtos europeus com IGP representaram cerca de 54,3 mil milhões de euros em vendas, em 2010, ou cerca de 6% de todo o agro-negócio da União.

Para o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, a inclusão de oito novos produtos na designação IGP demonstra “o grande interesse que desperta o regime de indicações geográficas e o seu valor”.

A Fogaça de Santa Maria da Feira é um bolo com sabor a limão e canela, cujo formato foi inspirado nas quatro torres do castelo de Santa Maria da Feira. A história desta especialidade regional remonta a 1505, quando uma peste assolava o reino de Portugal. Desde então, celebra-se em Santa Maria da Feira a Festa das Fogaceiras.

A Comissão Europeia aprovou ontem o registo de oito novos nomes de produtos como IGP e denominações de origem protegidas (DOP) de cinco países: Portugal, Croácia, França, Alemanha e Espanha. Os outros produtos que passaram a gozar também desta protecção são o peru da raça croata Zagorje (‘Zagorski puran’), as galinhas e capões franceses ‘Poulet de l’Ardèche’/‘Chapon de l’Ardèche’ e ‘Pintade de l’Ardèche’, o queijo ‘Soumaintrain’ e o sal ‘Sel de Salies-de-Béarn’, também produzidos em França, um queijo alemão denominado ‘Allgäuer Sennalpkäse’ e as galinhas da tradicional raça espanhola Penedesenca (‘Gall del Penedès’).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.