Início / Agricultura / Florestas.pt leva conhecimento sobre a floresta portuguesa a mais de 1,3 milhões de utilizadores

Florestas.pt leva conhecimento sobre a floresta portuguesa a mais de 1,3 milhões de utilizadores

O Florestas.pt, centro de partilha de conhecimento sobre os ecossistemas florestais e agroflorestais em Portugal, completa o seu quarto aniversário com mais de 1,3 milhões de utilizadores. Este é um marco na vida desta plataforma, lançada em Junho de 2020, que agrega, sistematiza e partilha informação transversal ao sector florestal.

Através de diferentes suportes e abordagens, o Florestas.pt tem sensibilizado, diariamente a sociedade, ao longo destes quatro anos, desafiando-a a conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa, refere um comunicado de imprensa da The Navigator Company.

A informação partilhada em www.florestas.pt tem por base um trabalho de identificação, contextualização e simplificação, a partir de fontes relevantes e credíveis, e tem vindo a envolver várias dezenas de especialistas e técnicos externos ao projecto que, com os seus contributos e revisões, enriquecem o conteúdo publicado. Sempre que possível, apresenta-se informação de referência para a realidade nacional contextualizada com dados europeus e mundiais, realça o mesmo comunicado.

Além da análise de dados estatísticos oficiais, da partilha de conhecimento técnico-científico, memória histórica e curiosidades que ajudam a compreender as funções e importância dos ecossistemas florestais, os desafios e oportunidades que encerram, a plataforma convida também todos os seus visitantes a descobrir estes espaços na perspectiva do lazer e evasão.

Criada em 2020, o Florestas.pt é uma iniciativa da The Navigator Company sob coordenação técnico científica do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, o Laboratório de R&D detido pela The Navigator Company, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia.

No momento em que o Florestas.pt completa o seu quarto aniversário, a plataforma disponibiliza cerca de 390 artigos (menus Conhecer, Valorizar, Descobrir e Saiba Mais) e de 190 notícias, a que acrescem 42 seminários em vídeo com investigadores, professores e técnicos dedicados a temas transversais à floresta (menu Academia) e, ainda 73 artigos de opinião, assinados por algumas das mais importantes personalidades portuguesas envolvidas no sector (menu Comentários).

A informação patente na plataforma é também divulgada em várias redes sociais — a exemplo do Facebook, Instagram e Youtube — que, no seu conjunto, são seguidas por mais de 20,5 mil pessoas.

24 parcerias com centros de I&D, ONG e associações

A plataforma tem vindo a crescer numa lógica colaborativa com a comunidade científica nacional e com várias instituições e iniciativas com ligação à sustentabilidade da floresta em Portugal. Ao todo são já 24 os parceiros na divulgação de temas centrais da floresta portuguesa. O estabelecimento de parcerias com entidades das várias áreas que cruzam o sector florestal tem apoiado igualmente os conteúdos disponibilizados, com novos parceiros a cada ano, diz o mesmo comunicado.

O Florestas.pt é uma das iniciativas alinhadas com o “propósito da companhia de partilhar com a sociedade o seu saber e experiência em busca de um futuro melhor”. Além desta plataforma, a Navigator disponibiliza, entre outros recursos, o “Biodiversity by The Navigator Company”, um projecto único que partilha informação relativa às florestas plantadas, de forma a dar a conhecer a sua riqueza faunística e florística, aproximando a comunidade da floresta e das práticas de conservação e restauro praticadas pela indústria.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.