A componente “Bioeconomia Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contempla 145 milhões de euros para a valorização dos recursos biológicos e desenvolvimento da bioindústria sustentável e circular. Deste montante, 17,5 milhões de euros são dirigidos à fileira da valorização da resina natural e vão ser entregues ao consórcio RN21, liderado pela ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a gestão integrada da Floresta e do Fogo.
O consórcio, que conta com 38 parceiros e prevê a mobilização de um investimento global de 29 milhões de euros, foi seleccionado pelo Fundo Ambiental, no Relatório Final com os resultados do convite “Promoção da Bioeconomia Sustentável”, lançado pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática.
O Relatório identifica os três consórcios seleccionados pelo Fundo Ambiental para as fileiras do têxtil e vestuário, do calçado, e da resina natural, prevendo o Governo que os três consórcios agora seleccionados, um por fileira, mobilizem 236,2 milhões de euros de investimento para os próximos quatro anos e envolvam 160 parceiros e entidades empresariais.
Na fileira do têxtil e vestuário foi seleccionado o consórcio BE@T, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, tendo a participação de 54 parceiros e um investimento de 132 milhões de euros.
O consórcio BioShoes4all, seleccionado para a fileira do Calçado, é liderado pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e os seus sucedâneos, envolvendo 68 parceiros e um investimento de 75 milhões de euros.
Os consórcios seleccionados são agora convidados a pormenorizar o Projecto Integrado até 3 de Maio de 2022, prevendo-se que a assinatura do contrato ocorra em Junho de 2022.
Plano de Recuperação e Resiliência
A componente “Bioeconomia Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência contempla 145 milhões de euros para a valorização dos recursos biológicos e desenvolvimento da bioindústria sustentável e circular, acelerando a alteração de paradigma na produção de produtos com alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil. Desta dotação, 129,5 milhões euros destinam-se ao financiamento de Projectos Integrados (têxtil e vestuário, calçado e resina natural) e o restante para a Submedida Gestão Florestal e Apoio à Resinagem.
O apelo à constituição de consórcios, destinados a investir em inovação para produzir de forma ecologicamente sustentável e encontrar novos materiais e processos de fabrico, ocorreu a 10 de Maio de 2021. Prevê 71 milhões de euros para a fileira do têxtil e vestuário, 41 milhões de euros relativos à fileira do calçado e 17,5 milhões de euros dirigidos à fileira da resina natural.
Agricultura e Mar