A Fialho & Irmão – Fábrica de Máquinas e Alfaias Agrícolas passa a disponibilizar os equipamentos das Joper/Tomix /Ribatejo na sua FialhoStore.com.
Apesar de ser produtora de maquinaria a Fialho & Irmão Lda. aumenta assim o seu leque de produtos, “mas no sentido de completar as necessidades da loja. O que fabricamos não substituímos por outra marca”, diz à Agricultura e Mar Actual Francisco Fialho. “A comercialização do equipamento Joper/Tomix/Ribatejo, conceituadas empresas de Torres Vedras, será realizada apenas na FialhoStore.com”, realça aquele responsável.
Aquele responsável adianta que está actualmente “a certificar colhedoras de plantas aromaticas, com a sigla CE, vindas da Nova Zelândia”, e realça que a Fialho & Irmão tem “uma parceria com a financeira alemã de renting Grenke, com soluções até ate 60 prestações”.
Campanha de Outono
Entretanto, a empresa, através da sua loja online, está a efectuar uma campanha promocional de Outono nos rolos destorroadores Fialho. A campanha é válida até 30 de Novembro.
Em Évora desde 1958
A constituição da Fialho & Irmão resultou da experiência acumulada ao longo de vários anos pelos seus sócios fundadores, no domínio das máquinas agrícolas. A empresa foi constituída em 1958 para a reparação de máquinas agrícolas, com uma pequena oficina na Rua do Muro em Évora. A empresa começou por se dedicar à reparação de máquinas agrícolas e industriais e ao fabrico de acessórios.
Como as máquinas agrícolas reparadas eram, na maioria, importadas, havia dificuldade em utilizá-las nas condições específicas de trabalho do Alentejo. Por essa razão, a empresa começou então a dedicar-se à adaptação dessas máquinas, comercializadas então já com a marca Fialho.
Numa segunda fase, iniciou o fabrico de grades de discos, escarificadores, charruas e outras máquinas de fabrico simples. Posteriormente constituiu as actuais instalações na Horta de Barreiros, ocupando actualmente 8.400 m2 de área coberta e 33.460 m2 de área descoberta.
A Fialho & Irmão procedeu no final da década de 90 à instalação na sua área fabril de mais duas naves industriais com 2.000 metros quadrados de área total e no ano de 2003 finalizou mais uma nave de mais 2.000m2.
Actualmente, exporta grande parte da sua produção para países da Europa e também para o mercado africano, nomeadamente angolano, argelino e moçambicano. “As máquinas de grande porte feitas sob encomenda assim como máquinas para a agricultura em geral são exportadas todos os anos para estes mercados”, refere fonte institucional da empresa.
Agricultura e Mar Actual